Um segundo pode durar para sempre - APSI

08-12-2018

Filmes didáticos para famílias
Os filmes Um segundo pode durar para sempre foram criados com o intuito de tornar acessível a todas as famílias, informação útil e prática sobre a prevenção de acidentes com crianças. 

A partir de situações do dia-a-dia, são demonstradas de forma muito concreta, as medidas e comportamentos a adotar para evitar os acidentes. As situações retratadas facilitam a identificação dos perigos e a aprendizagem das medidas de prevenção dos acidentes, mesmo por famílias com menor nível de literacia ou cuja língua materna não é o português. 

Para além dos filmes, a APSI disponibiliza monofolhas informativas organizadas por faixa etária sobre a prevenção dos vários tipos de acidente na infância. Estas monofolhas funcionam como complemento à informação transmitida nos filmes e podem ser impressas.

Será também possível visioná-los nas repartições de finanças e nos serviços da Segurança Social, graças ao apoio da Direção Geral de Impostos e Instituto de Segurança Social.
Este projeto tem sido desenvolvido gradualmente: os primeiros quatro filmes com o apoio da Missão Sorriso e parceria com a Direção Geral da Saúde; o quinto filme e as monofolhas com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e parceria com o CIAV (Centro de Informação AntiVenenos).
Os filmes envolveram a participação dos padrinhos da APSI assim como um grupo muito alargado de crianças e adultos.  

Os cinco filmes já lançados incidem na prevenção de Acidentes Rodoviários, Afogamentos, Quedas, Queimaduras e Intoxicações em crianças e jovens.

Tendo sido concebidos, principalmente, para serem visionados pelas famílias nas salas de espera dos serviços de saúde (consultas, serviços de urgência, vacinação), estes filmes podem igualmente ser utilizados pelos profissionais de saúde, nos cursos para a parentalidade, preparação para o parto, sessões de educação para a saúde, para as famílias e comunidade no geral, entre outros.