Tem 18 anos? Vai ter um ano de entrada grátis em museus e monumentos


Todos os jovens residentes em Portugal nascidos no ano 2000 - ou seja, que tenham 18 anos - vão ter um ano inteiro de cultura grátis, com entrada em museus e monumentos, além de iniciativas culturais específicas.

Trata-se do projeto És Cultura18, que foi apresentado esta segunda-feira, 16 de abril, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. O acesso gratuito acontece até abril de 2019. Ou seja, basta aparecer nos espaços selecionados - por todo o País - e apresentar o cartão de cidadão para entrar sem pagar nada.

Em Lisboa, este programa do governo inclui visitas grátis ao Museu Nacional de Arte Antiga, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Panteão Nacional, Museu Nacional dos Coches, Museu Coleção Berardo, Torre do Tombo, Cinemateca, Palácio Nacional da Ajuda, Museu Calouste Gulbenkian ou o Museu de Arte Popular, entre outros.

Já no Porto, passe pela Sé, a Casa da Música, Museu Nacional Soares de Reis, Mosteiro São Bento da Vitória ou o Teatro Nacional São João. Em Braga, pode visitar, por exemplo, a Sé, o Museu D. Diogo Sousa ou o Mosteiro de São Martinho de Tibães.

Caso passe por Leiria até abril de 2019, pode ir ao castelo, ao Museu de Leiria ou ao Moinho de Papel. Visite ainda o Palácio de Mafra, o Castelo de Mértola e o de Montemor-o-Novo, Museu do Brinquedo de Seia, Museu Marítimo de Sesimbra, Castelo de Loulé, Museu Regional do Algarve, Teatro Aveirense ou o Convento de Cristo, em Tomar. Conheça a lista completa das dezenas de sítios a visitar no site do projeto, que foi um dos vencedores do Orçamento Participativo de 2017.

Ainda não é certo que este programa seja para continuar - ou seja, que a iniciativa também exista daqui a um ano, para os jovens de 18 anos que tenham nascido em 2001.