Swissminiatur [Suiça]

20-04-2018

A Swissminiatur foi inaugurada em 1959 e à semelhança do que podemos ver no Portugal dos Pequenitos, aqui também a Suíça é retratada através de miniaturas em que não faltam castelos, quintas, monumentos, caminhos-de-ferro com comboios em movimento, lagos com barcos, teleféricos, enfim, uma fascinante dinamização de um país em miniatura.

Situada na vila de Melide, nas margens do Lago Lugano, no cantão em que se fala italiano, a Swissminiatur está rodeada pelos montes San Salvatore e San Giorgio que foram declarados como sendo Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. 

Uma visita ao parque Swissminiatur oferece um dia muito bem passado a toda a família. Com cerca de 120 miniaturas, espalhadas por 14000 m2, os monumentos mais importantes estão lá representados, incluindo ainda estações de esqui, castelos e mesmo a aldeia da Heidi!

Um dos fascínios dos miúdos irá ser com certeza o incrível sistema de caminho-de-ferro que percorre a Swissminiatur, com o comprimento de 3.560m e uma frota de 18 comboios, todos em movimento, parando até nas estações por onde passam. Mas ainda se pode admirar os funiculares, os teleféricos e mesmo carros a andar na autoestrada!

Todo o parque oferece maravilhosos jardins com inumeráveis espécies de flores que irão fascinar os apaixonados pela natureza. Para terminar a visita, existe um restaurante que oferece uma variedade de comida que irá de encontro a todos os gostos.

Vale a pena consultar as ofertas dos hotéis locais e aproveitar e ficar alguns dias para explorar a maravilhosa região onde o parque se insere.