Saiba que Alimentos Dar ao Seu Filho Para Evitar Cáries?

01-08-2018

Perguntámos a uma especialista quais os alimentos a incluir na alimentação das crianças e quais os que provocam cáries e devem ser consumidos com moderação. A Higienista Oral Dra. Sofia Machado explica-nos tudo.

Comecemos com uma pergunta essencial: Por que razão o açúcar não é bom para os dentes?

O açúcar serve de alimento para as bactérias que existem na boca. Elas transformam-no em ácido que destrói o esmalte dos dentes. Quanto mais vezes alimentos com açúcar comermos, mais vezes as bactérias produzem esses ácidos, mesmo que se comam pequenas quantidades de cada vez! Os dentes precisam de tempo entre as refeições para recuperar os minerais perdidos, depois de cada ataque dos ácidos. Por isso, não devemos passar o dia a petiscar.

Então, que alimentos podemos incluir nos lanches para evitar cáries?

1. Vegetais

Os vegetais podem ser incluídos nos lanches. Parece estranho, mas tem uma razão de ser. Estes alimentos são ricos em água, fibra, vitaminas e minerais. Como demoram mais tempo a mastigar, produzem mais saliva. A saliva é muito importante porque ajuda a limpar os dentes e a protegê-los das bactérias. Corte cenoura crua aos palitos, por exemplo. Colorida e crocante, os mais novos vão adorar!

2. Fruta

A fruta fresca é essencial para os dentes e para as gengivas. Pois além de conter vitaminas e fibras não fica agarrada aos dentes. Dê preferência às maçãs com casca (mastigá-las estimula e massaja as gengivas e aumenta a produção de saliva), morango e laranjas (têm vitamina C, que ajuda a manter as gengivas saudáveis).

3. Laticínios

Os laticínios, como o queijo, o leite simples e os iogurtes não açucarados têm propriedades protetoras dos dentes. Estes alimentos são ricos em cálcio e fósforo e protegem da cárie dentária.

4. Frutos secos

Os frutos secos como as nozes, as amêndoas e as avelãs, são alimentos ricos em fibra e gordura saudável. Não têm açúcar e são muito importantes para o funcionamento do cérebro!

5. Pão escuro

O pão é a melhor opção para o lanche e também para o pequeno-almoço. O pão branco é feito a partir de uma farinha muito refinada, por isso não é tão saudável como o pão mais escuro.

Conheça os alimentos que desaconselho:

1. Ketchup, pão dos hambúrgueres e dos cachorros

Embora, em alguns casos, não se perceba pelo sabor, o açúcar está escondido nos alimentos.

2. Bolos, bolachas, folhados, batatas fritas e flocos de cereais açucarados

Todos estes contribuem para a cárie dentária. Porquê? Alguns destes alimentos têm açúcar mas, mesmo os que não têm, como as batatas fritas, são transformados em açúcar na boca. Além disso, como ficam agarrados aos dentes durante muito tempo, vão causar mais danos!

3. Sumos e refrigerantes

Estas bebidas, mesmo que não tenham açúcar, têm ácidos que destroem os dentes. Se dizem 0% de açúcar, desconfie.

Ficam algumas dicas:

  • Deixe os alimentos ricos em açúcar para os dias de festa ou para uma vez por semana.
  • É importante comê-los apenas no final do almoço ou do jantar. Assim, os pequenitos podem escovar os dentes! Lembre-se que comer alimentos com açúcar entre as refeições faz muito mal aos dentes.
  • Evite que o seu filho consuma diariamente refrigerantes, deixando esta opção apenas para os dias festivos. Habitue o seu filho a beber água ao longo do dia e faça sumos de fruta naturais, como sumo de laranja ou combinações (manga, kiwi e banana) - ficam coloridas e saborosas!

E as pastilhas sem açúcar? Também provocam cáries?

As pastilhas elásticas não são alimentos, por isso não são necessárias para o dia-a-dia. Se, de vez em quando, o seu filho gostar de mastigar uma, opte pelas que não têm açúcar. Mas atenção: as pastilhas elásticas não substituem a escovagem dos dentes!

Para o seu filho manter os dentes limpos e saudáveis é fundamental que os escove duas vezes por dia, sendo uma delas à noite, antes de deitar. A escovagem deve ser feita durante 2 a 3 minutos com uma escova de dureza média e uma pasta com flúor.

Autoria: Escola Mágica