Que alimentos devo evitar, enquanto estou a amamentar?

02-08-2018

Uma das dúvidas mais frequentes que as mamãs trazem para as minhas consultas é: que alimentos devo evitar, enquanto estou a amamentar?

Os mitos, em redor deste assunto, constituem uma barreira considerável para o sucesso da amamentação. Apesar de existirem algumas recomendações alimentares para mulheres a amamentar, a evidência científica da necessidade de restrições específicas durante este período é muito limitada.

Como tal, vamos rever e analisar cada um dos alimentos que levantam maiores suspeitas:

- Alimentos que contêm cafeína (ex: café, chá preto ou verde, refrigerantes de cola, chocolate, bebidas energéticas, ...)

Algumas recém-mamãs, embora estejam a amamentar, recorrem a bebidas com cafeína para combaterem o cansaço característico desta altura.

A quantidade de cafeína que "passa" para o leite materno é em geral menos de 1% da quantidade que é consumida pela mãe. Deste modo, quantidades modestas de cafeína não parecem afectar negativamente o bebé. Contudo, quantidades excessivas de cafeína por parte da mãe, podem levar a que esta se acumule no sistema do bebé, o que poderá causar agitação e distúrbios no seu sono. Limitar o aporte de café é por isso algo que deve ter em consideração!

O consumo de chá preto ou verde deve também ser moderado e os refrigerantes pela sua composição geral e, não só no que à cafeína concerne, devem ser evitados.

A teobromina, presente no chocolate é similar à cafeína, contudo há muito menos teobromina no chocolate do que cafeína no café, logo o consumo moderado de chocolate não aumenta significativamente os níveis de teobromina ou cafeína no bebé.

Autoria: Sandra Santos - Papinhas da Xica [artigo completo]