Portugal dos Pequenitos [Coimbra]

09-05-2018

Já imaginou o que será para uma criança ver "uma cidade" toda à sua dimensão? Uma maravilha. É isso mesmo que elas acham do "Portugal dos Pequenitos".
Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é o parque temático mais antigo do País. Desde 1940, data da sua inauguração, que o parque lúdico-pedagógico se dedica essencialmente à criança divulgando a História e da Arquitectura de Portugal.

Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encanta crianças, jovens e adultos. 

O parque organiza-se em três zonas complementares:

  • A primeira parte da construção é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas: solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. Esta secção costuma ser a preferida pelos mais pequenos por se prestar mais à brincadeira, a entrar e a sair e a espreitar. A este núcleo, pertence também o conjunto de Coimbra, espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade, nomeadamente a Universidade.
  • A segunda fase integra a "área monumental", espaço ilustrativo dos monumentos portugueses de norte a sul do país. Aqui ficam alguns exemplos como: o Palácio da Vila de Sintra, a janela do Convento de Cristo em Tomar, a Torre de Belém e os Jerónimos, o Arco da Rua Augusta, a Torre dos Clérigos, entre outros.
  • A terceira fase, terminada em finais da década de 50, engloba a representação etnográfica e monumental dos actuais países africanos de Língua Oficial Portuguesa, Brasil, Macau, Índia e Timor, envolvidos numa vegetação própria das regiões. Esta fase integra também os monumentos mais importantes das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Que melhor lugar para brincar e falar um pouco sobre a história e geografia do nosso país a crianças do que o Portugal dos Pequenitos? A não perder.