Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

12-05-2018

No Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, astrónomos em diálogo com a assistência acompanham viagens que desvendam os segredos do Universo.
As sessões de planetário, com uma duração típica de 45 minutos, apresentam filmes imersivos temáticos, um céu profundo com milhares de estrelas e viagens virtuais pelo Universo, incluindo pelo Sistema Solar e pelos seus planetas.

A experiência imersiva é tal, que por vezes parece que deixamos a segurança da superfície da Terra e que estamos numa nave, a viajar pelo espaço. Não acredita? Venha ver por si!
Filmes imersivos em exibição:
- O Fantasma do Universo - a procura da matéria escura
- Vida - uma história cósmica
- O espantoso telescópio

No Planetário do Porto - Centro Ciência Viva não há só as sessões de planetário.

Imaginando que a cúpula do planetário é o Sol, qual será o tamanho de cada um dos planetas? Venha descobrir através da exposição "Sistema Solar à escala".

Que tal uma viagem pelo Sistema Solar através de um jogo educativo tipo jogo da Glória? Partindo do Sol, aprendendo ao longo do caminho, quem chegará primeiro às sondas Voyager, nos confins do Sistema Solar? O tabuleiro tem 6 m x 6 m, os dados são gigantes e os marcadores de posição são os próprios jogadores.

Numa exposição de bonitas e fascinantes imagens, exploramos ainda o Universo, desde a Terra aos confins do Universo.

Horários:
As sessões de planetário têm hora marcada: 11h, 14h e 15h nos dias úteis durante os períodos férias escolares. Nos períodos letivos há também sessões às 10h e às 16h. Aos sábados, domingos e feriados as sessões de planetário têm lugar às 15h30 e às 16h30.
Mais informações em planetario.up.pt ou através do telefone 226 089 800.