Os pais também regressam à escola! – Dicas para um feliz regresso


Mais um novo ano letivo se inicia, não só para as crianças mas também para os pais.

Quando se aproximam estas datas do mês do setembro, encontra-se todo um mundo desperto para a discussão sobre a melhor forma de iniciar o ano letivo para a criança, como promover o gosto pela aprendizagem na criança, como ajudar a criança a sentir-se bem nesta nova etapa...todo um conjunto de conhecimento essencial é verdade, mas pergunto-me: e os pais? Também não iniciam um novo "ano letivo"? Não serão eles "alunos" também? ...Creio que poderão não aprender letras e números, operações ou a tabuada mas certamente irão ter outras aprendizagens igualmente desafiantes.

Aprendizagens relacionadas com a nova gestão de rotinas/horários, com a capacidade para regular as suas emoções perante o stress e o comportamento desafiante da criança - que também terá os seus dias "menos bons"-, com a motivação e disponibilidade para acompanhar a criança nos seus trabalhos da escola depois de um longo dia de trabalho, com a capacidade para interpretar e explicar à criança as aprendizagens académicas que agora são lecionadas com outras abordagens, técnicas ou métodos...enfim, todo um novo ano letivo também para os pais, correto?

Pois bem, perante isto decidi escrever algumas estratégias para que os pais consigam iniciar este ano letivo da melhor forma possível para eles! Pois o facto de estarem bem, espelha-se na segurança que a criança sente sobre si e sobre o seu meio envolvente, e na cooperação e no respeito mútuo que passa a caraterizar a relação pais-criança.

Dica 1

Defina uma rotina e seja constante a cumpri-la! As rotinas dão segurança à criança mas também ajudam os adultos a saber qual o próximo passo ou tarefa do dia em que têm de se focar de seguida. Seja constante, para que a criança sinta a importância da rotina e se comprometa com a mesma tal como os seus pais, cooperando consigo de uma forma bem mais positiva! - Comportamento gera comportamento, lembre-se!

Dica 2

Estabeleça uma lista de prioridades diárias em que inclua tempo para si: nem que sejam 10 minutos no sofá quando chega a casa do trabalho. Cumprir estas prioridades, ajudam-nos a não nos sentirmos desorganizados e em "falta com", contribuindo para um clima de maior tranquilidade aí em casa.

Dica 3

Se se sentir cansado ou triste, diga. A criança agradece e ao reconhecer que confia que a pode ajudar, ela vai ajudá-la da melhor forma que conseguir.

Dica 4

Converse em família sobre o novo ano letivo que se aproxima e peça a colaboração de todos, inclusive da criança, na estruturação das regras, tarefas e rotinas de casa. Desta forma, todos sentem que a sua opinião é valorizada e assim é maior o seu compromisso para com o definido tal como a sua cooperação diária.

Dica 5

Aprenda a escolher as suas "lutas" e nas "lutas" que decidir agarrar com a criança, lembre-se de identificar o que está a sentir, respirar fundo, não gritar mais alto que a criança, ser assertivo descrevendo o que está a acontecer e ajudando a criança a perceber como poderão melhorar a situação em equipa.

Dica 6

Conheça e explore os livros e materiais escolares da criança com a criança: assim ficará mais familiarizada sobre a matéria que irá lecionar antecipadamente e juntos sentirão uma maior conexão conjunta a mais uma nova fase que se aproxima!

Bom ano letivo queridos pais!