Os 10 benefícios surpreendentes da gelatina


A febre da corrida à gelatina faz todo o sentido. É tão saudável que faz parte das dietas hospitalares. Conheça todas as propriedades desta deliciosa sobremesa.

1) Facilita a digestão - Por também ser rica em água, facilita o trânsito intestinal. A gelatina aumenta os movimentos peristálticos nos músculos intestinais e isso ajuda a melhorar o processo digestivo e a absorção de vitaminas e nutrientes, assim como a excreção.

2) Acelera o processo de cicatrização - As proteínas são uma parte essencial da cicatrização das feridas. A gelatina é um alimento bastante proteico, o que contribui para a formação de novas camadas de pele. A gelatina contém ainda um aminoácido específico chamado glicina, diretamente relacionado com a redução da inflamação.

3) Torna os ossos mais resistentes - As proteínas encontradas na gelatina, bem como o selénio, fósforo e cobre que a constituem mantêm os ossos fortes e aumentam a densidade mineral do esqueleto. A gelatina pode também ser um importante mecanismo de defesa contra a osteoporose, enquanto que os aminoácidos encontrados neste alimento são essenciais no combate da artrite, uma vez que também reduzem os processos inflamatórios.

4) Ajuda a controlar o peso - A gelatina estimula o metabolismo através dos seus nutrientes e aminoácidos. A fibra e a proteína, por exemplo, satisfazem e contribuem para a sensação de saciedade. A gelatina substitui as sobremesas calóricas e evita o ganho excessivo de peso. É extremamente rica em água.

5) Favorece a resposta imunitária - A prolina, um outro aminoácido encontrado em quantidades significativas na gelatina, melhora a função imunitária e reforça o combate de infeções, uma vez que é essencial à estrutura da maioria das proteínas do corpo humano.

6) Melhora o sono - Segundo um estudo japonês publicado em 2012 na revista Neurology, a glicina - um dos constituintes da gelatina - melhora os ciclos de sono e estimula certos neurotransmissores e enzimas que aumentam a qualidade e duração deste.

7) Protege a pele - A gelatina é rica em colagénio, uma proteína fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. É um dos elementos mais importantes da nossa pele. As fibras de colagénio são responsáveis pela manutenção do aspeto jovem da pele, graças à sua resistência gravitacional.

8) Controla o açúcar no sangue - A quase ausência de açúcar na gelatina faz deste alimento uma boa opção para diminuir a fome sem causar descontrolo nos níveis da glicose sanguínea. Essa propriedade da gelatina traz dois benefícios: diminui a produção de insulina, uma hormona que favorece a acumulação de gordura no corpo e facilita o controlo do apetite, já que alterações bruscas nas taxas de glicose podem aumentar a vontade de comer hidratos de carbono.

9) Favorece a regulação hormonal - Todas as atividades metabólicas do corpo são melhoradas pela ingestão da gelatina, incluindo a criação de novas células, absorção de nutrientes e fortalecimento dos músculos. Tudo graças às suas proteínas essenciais.

10) Fortalece o cabelo - Podemos encontrar queratina na maioria dos champôs de qualidade. Trata-se de um tipo de proteína que também faz parte da constituição da gelatina e que é fundamental na manutenção da saúde do cabelo, unhas e pele.