“O Queijinho Vai à Escola – Crescer Saudável”

09-05-2018

Durante o segundo trimestre deste ano, a Montiqueijo - produtora portuguesa de queijos e única marca com produção desde a origem - vai à escola. A marca criou um projeto pedagógico divertido para ensinar crianças, dos sete aos nove anos, a introduzirem na sua alimentação e consumirem de forma saudável o queijo fresco.

"O Queijinho Vai à Escola - Crescer Saudável" é o programa da Montiqueijo, que está a ser realizado em várias escolas dos concelhos de Loures e Lisboa, com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e consciencializar os alunos para os benefícios de uma alimentação variada e equilibrada.

"A obesidade infantil é um problema eminente em Portugal, que conduz ao desenvolvimento de doenças graves. As rotinas saudáveis nas crianças são imprescindíveis para um bom crescimento e o queijo fresco, tendo baixo teor de açúcar e sendo uma fonte de minerais, é um alimento proteico que pode ser consumido como snack nos intervalos das refeições principais", explica Dina Duarte, diretora geral da Montiqueijo.

Através de uma aula dinâmica que inclui parte teórica e prática com jogos, vídeos e aventuras de cozinha em grupo, a marca educa os alunos sobre os passos para uma alimentação saudável e os benefícios do queijo fresco. São também sugeridas algumas receitas rápidas e deliciosas para as crianças experimentarem em casa com os pais.

Esta iniciativa conta com a participação da nutricionista Maria Gama e está a ser implementada pela agência de marketing e ativação On Spot.

Sobre a Montiqueijo:

A Montiqueijo - Queijos de Montemuro é uma empresa da região saloia, fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte, que tem conquistado o seu lugar no ramo dos laticínios. A família Duarte iniciou a sua atividade com uma pequena queijaria para vender queijo fresco em Lisboa e rapidamente conseguiu impor-se, sendo atualmente umas das principais marcas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado.

Reconhecida pela qualidade dos seus queijos frescos e requeijões, a Montiqueijo orgulha-se de ser a única marca do setor com o circuito completo do processo produtivo, ou seja, tem produção própria de leite para o fabrico dos seus produtos. Para além da fábrica em Lousa (Loures), a empresa é proprietária de uma herdade em Canha (Agroleite) de onde advém todo o leite para a produção de queijos.

Conta com infra-estruturas modernas e sofisticados equipamentos, que denotam a sua

preocupação com o Ambiente. Foi por isso pioneira a retirar o cincho dos seus queijos, o que  permitiu reduzir a utilização de plástico em mais de 50 toneladas anuais. E foi também a primeira empresa do seu setor a instalar um sistema fotovoltaico que se destina ao autoconsumo, gerando cerca de 20% de energia solar própria e evitando mais de 162 toneladas de emissões de CO2, em 2016.

Aos muitos prémios e certificados conquistados pela empresa anualmente, destaque para:

- Duas estrelas douradas de Sabor Superior pelo prestigiado International Taste & Quality Institute - iTQi atribuídas ao queijo fresco em barra de tomate & manjericão, em 2017;

- Prémio Intermarché Produção Nacional 2017;

- Prémio Nacional da Agricultura 2017;

- Prémio Sabor do Ano 2018.

https://www.montiqueijo.pt/

https://www.facebook.com/montiqueijo

https://www.instagram.com/montiqueijo/