O Que Andam os Nossos Filhos a Ver no Youtube?

01-08-2018

Continuará a ser a Internet um inimigo dos pais? Ou uma ferramenta valiosa? Os conteúdos a que os jovens acedem, muitas vezes sem controlo parental, são uma das grandes preocupações dos pais, nos dias de hoje. Sabe o que o seu filho vê no Youtube? Não vai acreditar quando ler o artigo!

Apesar de existirem formas de bloquear o acesso a determinados conteúdos, há sempre forma dos filhos "consumirem" informação que os pais não querem.

Os telemóveis e tablets são dois dos hardwares onde raramente os progenitores conseguem controlar a informação a que se acede.

As crianças e jovens têm uma capacidade cognitiva e literacia digital acima de qualquer proteção que o pai ou a mãe queiram impor. Contudo, não têm competências para entender o que é apropriado para ver, estando expostos aos ecrãs podem aceder a TUDO.

As redes sociais já têm determinados filtros que os pais podem usar para bloquear o acesso a informação menos própria, de acordo com a idade dos filhos.

Esteja atento ao uso excessivo do Youtube pois, pode tornar-se um vício e ser "consumido" de uma forma descontrolada. Às vezes, este vício e este consumo podem estar diretamente relacionados com a não integração social entre os pares. Daí a importância do controlo parental, não só nos conteúdos mais vistos e procurados pelos filhos, como também controlo nas suas relações sociais.

Os pais têm pois o importante papel de mediadores da utilização dos ecrãs digitais.

Este foi o tema debatido na Rádio Renascença. Se está curioso para saber o que vê o seu filho nas redes sociais oiça aqui Pedro Aniceto, consultor de Tecnologias de Informação, e Rosário Carmona e Costa, psicóloga especializada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental de Crianças e Adolescentes.

Autoria: Escola Mágica