Não deixe o bebé a chorar! A solução? Dar carinho…

Deixar o bebé sozinho a chorar não é solução para ninguém. Quem o diz é a revista científica Pediatrics, que, segundo um estudo que desenvolveu, garante que os bebés que receberam mais carinho e atenção dos pais dormiram melhor e por mais tempo.

A pesquisa foi realizada com 279 mães e os seus bebés. Todos foram acompanhados desde o nascimento até completarem um ano de vida, separados em dois grupos.
Um dos grupos recebeu orientações de enfermeiras para dar mimo aos filhos ao mínimo sinal de choro. A estratégia consistia ainda em observá-los para saber interpretar o significado dos seus movimentos e sons. O outro grupo não recebeu qualquer orientação.

Estudo revela que adormeceram com mais facilidade crianças que receberam carinho de imediato.

A revista confirma o que muitos pais já sentiam: os bebés que receberam mais atenção e carinho dos pais na hora de dormir entraram na rotina de adormecer mais rapidamente. Logo, deixar um bebé a chorar durante algum tempo só o vai prejudicar, ao contrário do que muita gente pensa. Dar colo, carinho e amor, dar atenção e responder de imediato às suas necessidades é o que realmente o vai ajudar a dormir melhor.

Para além disso, os bebés acabaram por pegar no sono sem dificuldade nem embalo, dormindo mais horas.