Museu de Lisboa - Santo António

03-06-2018

Local: Museu de Lisboa - Santo António | Dias: 9 a 13 de Junho

Em mês de Santos Populares e odes infinitas a Santo António é impossível fugir a este santo que tanto dá que falar ao longo das semanas de Junho. O núcleo do Museu de Lisboa- Santo António promove até dia 13 visitas e actividades para famílias para que fiquem a conhecer Santo António, quem foi e o que fez. No sábado, dia 9, o dia começa às 11h30 com uma visita ao museu e um jogo temático. Logo às 15h30, os miúdos são desafiados a conhecer as profissões de Santo António. Ao domingo, a manhã começa às 11h30 com as leituras de Cristina Cavalinhos e a interpretação do santo nos livros infantis.

Aberto ao público em Julho de 2014, resulta da transformação do anterior Museu Antoniano num novo espaço expositivo, ampliado e totalmente reformulado. O motivo de interesse não tem nada que enganar. Localizado na zona histórica da cidade, junto à Igreja de Santo António, próximo da Sé, este núcleo do Museu de Lisboa dá a conhecer a figura do Santo, com destaque para a sua relação com Lisboa, cidade onde nasceu e viveu até aos 20 anos. Este espaço encerra aos feriados, excluindo obviamente o célebre 13 de Junho, efeméride municipal e dia do santo que inspira a casa.

Com uma área de exposição de longa duração e centro de documentação, além de objetos de culto e de iconografia do Santo, há peças sobre as Festas de Lisboa ou Tronos de Santo António e ainda vídeos com várias personalidades (de Maria Bethânia a Carminho) a contarem alguns milagres de Santo António (Maria Betânia, Carminho, etc).