Livro “Mamã, tenho Medo do Fogo!” da Chiado Kids chega às livrarias

16-12-2018

"Mamã, tenho Medo do Fogo!", com a chancela da Chiado Kids, foi apresentado no sábado, 15 de dezembro, no Auditório Municipal da Pampilhosa da Serra.

De autoria de Verónica Marques e ilustrações de Marco Silva, conta a história de uma menina de Pampilhosa da Serra que viveu os incêndios de outubro de 2017, na companhia da avó, porque os pais encontravam-se a apoiar a população.

Camila tinha ficado com medo do fogo após o incêndio de Pedrógão Grande que também atingiu parte do Concelho de Pampilhosa da Serra e quase chegou à sua Aldeia. Durante todo o Verão, Camila receou que o fogo voltasse ao Concelho. A mãe, ciente dessa possibilidade, não escondia essa hipótese para que a sua filha não fosse surpreendida. 

Partindo da vivência de Camila, este livro fala da forma como Camila viveu a noite do incêndio, do apoio que a avó lhe deu tentando distraindo-a do que se passava lá fora, da forma como encarou a Aldeia após o incêndio. Fala também de valores da amizade, solidariedade e generosidade e lembra alguns cuidados a ter com o fogo, terminando de forma positiva numa alusão aos heróis de verdade, onde Camila apresenta os seus heróis e convida os pequenos leitores a desenhar, também, o(s) seu(s) herói(s)!

O lançamento do livro decorreu numa sessão informal que iniciou com a "hora do conto" seguida de um momento de apresentação do livro e de uma sessão de autógrafos.