Jardim Zoológico vai até às escolas e transforma as aulas numa verdadeira descoberta do mundo animal

09-11-2018

Será que os animais têm os sentidos tão desenvolvidos como os nossos? Afinal como veem os tigres? E será que os elefantes ouvem bem? Quais os animais que correm mais perigo de extinção e porquê? Quais os desequilíbrios ambientais provocados pela atividade humana? A morada mais selvagem de Lisboa vai proporcionar experiências únicas ao longo de todo o ano letivo onde estas e muitas outras curiosidades serão abordadas.

O Jardim Zoológico, no âmbito das Atividades de Componente de Apoio à Família - CAF - da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, marca o ano letivo de 2018/2019 com a oferta de uma oportunidade única de aprendizagem no âmbito da educação cívica e ambiental, através do Clube do Zoo.

Esta iniciativa com o lema "Inspirar a Aprender, a Cuidar e a Agir", é destinada a alunos do Ensino Básico (1º e 2º ciclo), e está integrada com o desenvolvimento dos curricula num trabalho transdisciplinar no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a conservação do ambiente.

O Clube do Zoo insere-se no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e da Educação para a Cidadania. Nestas sessões, serão abordadas temáticas ligadas à conservação da Biodiversidade e da valorização da vida animal a fim de fomentar uma transformação progressiva de valores, atitudes e comportamentos. Desta forma será incutido nos alunos uma consciência ecológica e de respeito pelo meio ambiente.

Antonieta Costa, responsável pelo Centro Pedagógico afirma sobre a nova atividade educativa:

O Jardim Zoológico sairá de Sete Rios estando diretamente nas escolas ao longo do ano letivo. Todas as semanas acompanhará o grupo de crianças inscritas no Clube.

O Zoo, para além de ser uma Instituição Cultural de referência nacional, é um local onde se cruzam várias gerações e que centra as suas atividades na preservação das espécies. É também reconhecido pelo Ministério da Educação como Instituição de Utilidade Educativa devido ao seu papel fundamental na Educação Ambiental e Cívica e por ter ainda um Ambiente Educativo Inovador, promovendo a inovação das metodologias nos processos de ensino e aprendizagem. O Clube do Zoo é fruto destas duas importantes premissas, rumo a uma geração futura mais informada e consciente.

A sala de aula do CLUBE ZOO será constituída por várias áreas específicas de aprendizagem, centradas no aluno, onde este é um elemento participativo, podendo utilizar tecnologia para ligar conhecimentos. Cada área é composta por equipamentos e tecnologias específicas (quadros interativos, dispositivos de mobile learning, computadores, aplicações educativas em 3D e realidade aumentada) que possibilitam o desenvolvimento das competências-chave requeridas para o século XXI. A tecnologia é usada para melhorar a interação e participação dos alunos em diversas dinâmicas e na forma como são envolvidos nas atividades propostas. Os diversos dispositivos e conteúdos de aprendizagem interativa irão permitir a contribuição de todos os alunos e um melhor envolvimento destes nas tarefas propostas, numa sequência de aprendizagens.

Com esta atividade o Jardim Zoológico pretende contribuir para que as gerações vindouras sejam compostas por cidadãos mais comprometidos com a preservação do nosso planeta.

Mais informações:

Data e horários:

O CLUBE DO ZOO funciona durante o ano letivo 2018/19 e tem início em outubro de 2018 nas escolas EB1

- Frei Luis - segundas-feiras das 17h30 às 18h30;

- Laranjeiras - terças-feiras das 17h30 às 18h30;

- António Nobre - quartas-feiras das 17h30 às 18h30;

- Escola EB 2+3 Professor Delfim Santos

Composição do Programa:

No 1º período do ano letivo, o tema a abordar será "Os Animais e o seu Meio". Nestas aulas os alunos ficarão a conhecer pormenores fascinantes e aprenderão mais sobre o importante papel dos animais na vida do Homem ao longo dos tempos, em diferentes tradições e culturas.

No 2º período serão tratadas temáticas sobre os seres vivos e o meio ambiente. O intuito será dar a conhecer mais sobre os padrões dos animais, sobre os cheiros das plantas e muito mais.

No 3º período, o tema será "Juntos pela Conservação". Com este mote pretende-se desafiar os alunos a consolidar os conhecimentos adquiridos, ao longo de todo o ano, através de uma campanha de sensibilização dirigida a toda a comunidade.

Os trabalhos irão ser apresentados de forma dinâmica e inspiradora de forma a proporcionar uma mudança de comportamentos a favor da Biodiversidade.

WEBSITE