Feira dos Sonhos [MAR Shopping Matosinhos]

05-11-2018

Crianças vão contar este ano com uma minifeira popular e, a brincar, vão poder ajudar - a partir de 5 de novembro

AÇÃO DO MAR SHOPPING MATOSINHOS CONTRIBUI PARA AUTONOMIZAR JOVENS EM VIAS DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO

  • Obra do Padre Grilo pretende criar ateliers de áreas de formação com empregabilidade, como eletricidade, madeiras ou canalização, de modo a dotar de ferramentas de autonomia jovens prestes a deixar a instituição
  • Instituição de Matosinhos acolhe rapazes entre 6 e 18 anos, cuja integração social depende muito de encontrar um emprego não precário

O Natal é, por excelência, a época mais esperada pelos mais novos. A eles pertence o sonho, a magia e a euforia por todo o imaginário natalício e é neles, em primeiro lugar, que o MAR Shopping Matosinhos pensa na hora de antecipar as festividades. Mas porque eles representam uma nova geração a quem dar o exemplo, é importante incutir-lhes também um dos valores mais importantes da época: o da solidariedade. Como em anos anteriores, as crianças vão encontrar muita animação este Natal no MAR Shopping Matosinhos e, a brincar, vão ajudar. Uma minifeira popular com carrossel, barraquinhas e divertimentos alusivos à época espera-as a partir de 5 de novembro. Cada entrada custará 1€ quereverterá para apoiar a Obra do Padre Grilo, em Matosinhos, a implementar ateliers de formação para jovens em vias de deixar a instituição.

Fundada há mais de 60 anos pelo sacerdote que lhe deu nome, a Obra do Padre Grilo acolhe crianças e jovens do sexo masculino, entre os 6 e os 18 anos (ou 21 em alguns casos), abandonados ou retirados às famílias por ordem judicial. Tendo em vista a sua integração social plena, o valor angariado, ao qual o MAR Shopping Matosinhos adicionará 5.000€, será usado para apoiar a aquisição de equipamentos necessários à criação de ateliers de madeira, eletricidade e canalização, bem como na remuneração de formadores certificados nas áreas.

"Dentro das limitações que temos vindo a sentir na intervenção junto dos jovens que acolhemos, uma das maiores e de mais difícil resposta é a sua integração na sociedade após saírem da instituição, que passa em grande parte pela inclusão laboral de forma não precária. Durante o percurso escolar, a grande maioria mostra-se desmotivada face aos conteúdos académicos lecionados. Estes ateliers, com que arrancaremos idealmente no primeiro semestre do próximo ano, têm como alvo áreas com empregabilidade e serão dinamizados de forma prática e cativante, de modo a que os jovens adquiram conhecimentos que, no futuro, lhes sejam úteis, sobretudo na procura de trabalho, estando estas áreas em fase de crescente procura e com pouca oferta de mão-de-obra qualificada", explica Conceição Silva, diretora da Obra do Padre Grilo.

Os ateliers destinam-se a jovens com idade igual ou superior a 14 anos. Atualmente, e para facilitar o processo de adaptação e integração dos mesmos, a Obra do Padre Grilo dispõe já de dois apartamentos de semiautonomia, onde habitam jovens entre os 16 e os 18 anos, e um apartamento de autonomia supervisionada, preparado para aqueles com mais de 18 anos. No total são 20 jovens que se encontram a treinar competências de gestão das tarefas domésticas, tratamento de roupas, confeção e preparação de alimentos, elaboração de ementas e lista de compras bem como gestão de orçamento e dinheiro de bolso.

A relação do MAR Shopping Matosinhos com a Obra do Padre Grilo tem, como o centro comercial, 10 anos. O financiamento das obras de requalificação da instituição foi a primeira ação de responsabilidade social do MAR Shopping Matosinhos, que voltou a envolver-se com a Obra na iniciativa "Dar e Receber" que, ao longo de 2014, juntou seis crianças e outros tantos idosos institucionalizados. "O nosso objetivo é sempre desenvolvermos ações que tenham efeito concreto nas vidas das pessoas da nossa comunidade. Para chegarmos à causa deste Natal questionámos algumas instituições do concelho sobre quais as suas necessidades mais imediatas e optámos por esta, porque, além de conhecermos estes jovens e as suas dificuldades, sabemos que durante o período em que estão institucionalizados têm proteção; preocupa-nos a sua integração após esse período", justifica Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

"MÃE, SÓ MAIS UMA VOLTA NO CARROSSEL!"

Como já é habitual, as crianças podem contribuir para a causa escolhida, fazendo o que melhor sabem: brincar! E o que seria de uma feira popular sem o mítico carrossel? O eterno clássico dos parques de diversão também vai estar presente na minifeira popular em que as famílias se poderão divertir (e contribuir) entre 5 de novembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019. Um cenário fantástico que recria o imaginário de uma tradicional feira popular, composta por 12 jogos clássicos, desde o famoso jogo do galo ao inigualável 4 em linha, e umcarrossel "vintage"

"ANNIE E O SONHO DE NATAL" - UM ESPETÁCULO DE NATAL PARA A FAMÍLIA

Já deu origem a várias versões para teatro, televisão e cinema, mas uma coisa é certa "Annie e o Sonho de Natal": é a história perfeita para o Natal. Uma órfã é adotada por um milionário e tornam-se inseparáveis - o final feliz que enche de esperança o coração numa época em que todos estamos mais sensíveis. No dia 1 de dezembro, no palco interior do Espaço de Restauração, um espetáculo para toda a família que recria a narrativa surpreenderá os visitantes do MAR Shopping Matosinhos e revelará o Pai Natal que, a partir desse dia, se senta no seu trono para receber as crianças que com ele queiram partilhar os seus pedidos e fotografias.

No mesmo palco, haverá ainda sessões de contos teatralizados e espetáculos com entrada gratuita como "A Carochinha", ou as atuações do Bjazz Choir, As tuas Musicas de Natal e dos Irmãos Esferovite.

Um carrossel de emoções... Será assim o Natal no MAR Shopping Matosinhos!

Mais informações