Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

11-05-2018

O Exploratório pretende assentar a sua atuação num conjunto de parcerias locais e regionais que o transformem numa entidade de divulgação científica ao serviço da Região Centro, promovendo a literacia científica em todas as faixas etárias, para as diversas camadas sociais e em diferentes espaços territoriais. 

É neste sentido que surgem os novos paradigmas sob os quais assenta a atuação do Exploratório: 

Há Ciência para todos: Considera-se que a Ciência deve estar ao dispor de todos, pelo que se aposta numa programação diferenciada para várias tipologias de público. Se até aqui o público escolar representava a grande maioria dos visitantes do Exploratório, agora, pretende-se reforçar e ampliar o espectro às famílias, aos jovens, aos adultos e seniores, às crianças e aos turistas. A programação de ações e atividades concebidas, direcionadas e realizadas para públicos específicos é uma das principais abordagens do Exploratório para aproximar a Ciência do maior número de pessoas possível.

Levar a Ciência a todos: O Centro Ciência Viva de Coimbra é o local por excelência onde se encontram um conjunto de programas, atividades e ações direcionadas a diversos públicos. No entanto, sendo uma entidade de promoção da cultura científica da Região Centro, o Exploratório considera que a ciência não deve limitar-se ao espaço existente em Coimbra, mas sim alargar o seu âmbito territorial levando a ciência aos locais onde estão as pessoas. Esta nova abordagem prevê, para isso, um conjunto de parcerias estratégicas com outras entidades locais e regionais que permitam, de forma sustentável, a realização de ações e atividades de proximidade, onde se privilegie o contacto entre cientistas e populações, levando as instituições de ensino superior e a ciência às pessoas nas suas localidades, sensibilizando-as para conteúdos científicos e promovendo assim a sua cultura e literacia científica.

Proximidade e Igualdade são assim os conceitos em que o Exploratório baseia a sua nova abordagem. A par destes, destaca-se a Inovação, traduzida numa constante atualização de ofertas, conteúdos, atividades e projetos, que coloquem a instituição a par com as congéneres internacionais.