Espelho meu, Espelho meu haverá família mais perfeita que a minha?

16-05-2018

Vivemos num mundo de comparação constante, pelo melhor e pelo pior, de ânsia pelo melhor do melhor...até no que diz respeito à nossa família. Todos queremos que seja a mais bela e a melhor. Sejamos sinceros: quanto tempo já acabamos por perder com a nossa família ao idealizarmos uma perfeita? Valeu a pena? 

Espelho meu, Espelho meu

Será que se nos colocássemos frente ao Espelho Mágico da Branca de Neve, ele nos diria que existe a família perfeita? 

Uma família mais bela do que a nossa, por mais bela que a nossa já nos pareça? Eu acho que nem ele nos conseguiria dar essa resposta... 

Acredito sim em "famílias verdadeiras" e isso não espelha de todo perfeição. Porque são feitas de crianças e adultos que são, acima de tudo, Pessoas que concretizam, falham e recomeçam, juntas.

Nas famílias verdadeiras existem sim pessoas que dão o seu melhor, em vários momentos, às pessoas grandes e pequenas que formam a sua família. Mas o que dão, nem sempre será o que todos precisam. Repito, são pessoas.

Como pessoas - seres humanos que são - irão ter dias em que serão as melhores e mais dedicadas pessoas do mundo mas terão dias em que, por mais que queiram, não estão tão disponíveis, amáveis, com a mesma paciência ou a mesma força e irá parecer que estão a falhar.

Sabem o que fará essa mesma pessoa retomar as forças? A família verdadeira, não a perfeita. Porque, por ser verdadeira, irá abraçar, cuidar e respeitar a mesma pessoa, esteja ela no seu melhor ou não.

Porque a "família verdadeira" baseia-se não só no amor, mas no respeito que gera o amor. E este respeito espelha o cuidado, a atenção, o tempo, a paciência, a segurança de que mesmo numa fase menos boa - porque todas as famílias as passam - todos sabem que são amados. Espelha a aceitação de que não se espera perfeição e sim a verdade de cada um. É este respeito que gera o amor e a ligação que nos faz querer regressar sempre à nossa "família verdadeira".

Anseiem pela família verdadeira em vez da família perfeita. É, sem dúvida, mais possível de construir dia após dia!

Feliz Dia da Família

Autoria: Beatriz Pereira | Blog Mais q' Especial