E quando chega um irmão mais novo?


A rivalidade entre irmãos é natural, uma vez que os irmãos competem por recursos que por vezes parecem escassear.

São isso exemplos a atenção e o tempo dos pais. Por isso é que é tão importante mostrarmos aos nossos filhos que cada um deles haverá sempre um lugar especial e só seu no nosso coração, independentemente do número de irmãos que eles tenham.

Se está grávida do segundo filho de certeza que já se questionou sobre como poderá ajudar o seu bebé a lidar com a chegada do novo irmãozinho. Aqui vão algumas dicas que vos podem ajudar a entrar com o pé direito!

Dê ao seu filho mais velho a maior quantidade de afeto possível

Durante esta fase, por ser uma de grande mudança, é normal que o seu filho tente testar o seu amor. Ajude-o a certeza que ainda gostam dele. Mantenha a calma e dê-lhe todo o afeto que conseguir, mostrando-lhe que a chegada do novo irmão nada muda o que sente por ele.

Certifique-se que o seu filho sabe que continua a ser importante na família

Até aquele momento, ele era o bebé da família e centro das atenções. Isto pode fazer com que sinta o seu lugar em risco. Pode ajudá-lo a perceber que é agora vai ser o irmão, ou a irmã, mais velho e que pode contribuir para a família. Certifique-se de que lhe diz o quão importante ele é de todas as coisas maravilhosas que ele faz e que a ajudam tanto. Explique que cada membro da família é importante à sua maneira e cada um tem o seu papel.

Evite grandes mudanças perto da altura do parto

Eventos com grande impacto na vida do bebé, como mudar-se para o seu quarto, deixar as fraldas ou a chucha não devem ser acontecer nesta fase. Eles constituem grandes mudanças na rotina do bebé, que ele vai precisar de algum tempo para se habituar à nova rotina. Por isso, é importante que estas não sejam associadas à chegada do novo bebé.

Torne o momento em que se conhecem especial

Uma das dicas que costumo dar nas minhas consultas, e que as mães gostam muito, é preparar o momento em que o bebé conhece o novo irmão. O ideal será, no momento em que o bebé chega ao quarto de hospital, o novo irmão estar na sua caminha. A mãe provavelmente passou a noite fora de casa, então o bebé está cheio de saudades dela, e portanto é bom dar-lhe algum tempo para abraçar a mamã. Só depois, juntos, é que vão conhecer o novo membro da família.

Peça ajuda ao resto da família

Sem que o seu filho se aperceba, peça aos outros membros da família, ou amigos que vos visitem, para darem prendas ao mais recente "irmão ou irmã mais velha". Isto vai ajudar o seu filho a entender que ter um irmão mais novo é de facto uma circunstância que merece ser celebrada. E claro, se o bebé "trouxer" uma prenda para o irmão mais velho, ainda melhor.

O importante é sempre manter a calma. Lembre-se que nós, os pais, somos o ponto de referência dos nossos bebés e que eles confiam em nós para os guiarmos neste mundo.

Se está grávida, talvez queria saber mais sobre os alimentos mais indicados para essa fase da sua vida, ou até fazer uma Consulta Dentro da Barriga.