Cinema Insuflável

27-06-2018

Em várias cidades - De 30 de Junho a 22 de Setembro

O Cinema Insuflável é um cinema que se monta de desmonta, tal e qual como se faz com um insuflável, em qualquer lugar e onde grandes filmes estarão em exibição.

Esta sala de cinema para crianças permite que os filmes façam crescer os pensamentos e divertir, sobretudo os mais pequenos. Um espaço único que aparece e desaparece em qualquer lugar da cidade como que por magia da sétima arte.

Esta iniciativa é uma estratégia, a partir de obras cinematográficas, de promover a aproximação ao objeto artístico e daí à capacidade reflexiva, crítica e da força da emoção a partir da descodificação e do conhecimento da arte. Difundir filmes por territórios com pouca ou nula exibição de cinema e criar um encontro com a alteridade, oferecendo novos conteúdos. A programação resulta de uma sinergia com festivais, mostras e serviços educativos nacionais e internacionais.

O encontro entre os filmes e as crianças será a partir de todas as possibilidades que o cinema constrói: ficção, documentário, animação, cinema experimental. 


A próxima sessão será no Sábado, dia 30 de junho, no Jardim das Pedras (Jardim Paulo Valladas):

Sessão dos 3 aos 5 anos


Cada sessão dura 42 minutos e acontecem às 11h, às 14h e às 17h. 

O Passarinho e a Lagarta 

Um passarinho que vive em plena paz no cimo da sua árvore, até ao dia em que um convidado não desejado resolve aparecer!.

Papagaio
Um menino que corre atrás do seu papagaio que resolveu fugir para uma cave misteriosa no cimo de uma montanha.

Outono
Na oficina mágica das quatro estações, o Outono está a ultimar as mudanças da sua estação no planeta Terra. Está apressado para revelar as suas cores ao mundo, mas não tem muito tempo porque o Inverno já vem a caminho.

Consegues ver o futuro?
Se reparares bem, as crianças estão sempre a sonhar com aquilo que querem ser. Este é um filme encorajador para toda a gente lutar pelos seus sonhos.

A montanha de Sgaana
Um conto mágico sobre um jovem roubado pelo mundo dos espíritos e a aventura de uma jovem que tenta salvá-lo.

As cartas da boneca
Quando uma menina perde a sua boneca, o carteiro simpático inventa uma história incrível.

Sessão dos 3 aos 5 anos

Cada sessão dura 42 minutos e acontecem às 11h, às 14h e às 17h.  

A doninha
Uma doninha faminta foge de um bando de pássaros que vivem na última árvore de pé, mas então aquilo que é um grande desastre transforma-se em algo completamente inesperado.

O buraco
Uma menina intrigada com um buraco resolve oferecer-lhe presentes e doces.O acordador
Há muito tempo atrás, num país do norte da Europa, muito frio, um homem tinha a tarefa de acordar as pessoas. Mas um belo dia, um sino brilhante mudou a sua vida.

A casa das cores
Uma menina sonha em viver dentro do seu programa de televisão preferido, mas as árvores maravilhosas de La Plata, uma casa misteriosa e um segredo da sua mãe querida, obrigam-na a mudar de ideias.

O mundo da lã
Já imaginaram como seria viver num mundo feito de lã? Neste filme as pessoas, os animais e tudo ao seu redor é feito de lã. Só há uma pessoa capaz de fazer este mundo funcionar - o senhor Woody. Mas ele está velho e cansado e deseja muito que a sua vida mude...e muda!

Sessão dos 10 aos 12 anos

Cada sessão dura 39 minutos e acontecem às 13h, às 16h e às 19h.

O meu reflexo
Uma menina que se vê no espelho e, do lado de lá, encontra uma amiga que a vê a ela.

Bolas de arroz
Um pai e um filho encontram o amor e uma identidade cultural a partir das bolas de arroz japonesas.

Sammy Paramaribo: amargo e doce
Sammy é uma menina da Holanda que vai de férias para Suriname, onde aprende a experimentar novas comidas e a fazer novas amizades.

Mrs. Mcutcheon
Um menino que prefere vestir vestidos em vez de calças - Mrs. McCutcheon - chega a uma nova escola. Lá começa a ter problemas com a aceitação da sua diferença, os outros colegas acham estranho, menos Trevor. Trevor é um menino que também sofre de preconceito por ser de origem aborígene.

Restantes datas/locais:
14 de Julho - Bairro de Aldoar
19 de Julho - Miragaia (Largo da Rua da Arménia)
11 de Agosto - Bairro das Campinas
25 de Agosto - Terreiro da Sé
8 de Setembro - Bairro do Outeiro
15 de Setembro - Bairro de Francos
20 de Setembro - Jardim da Calçada do Ouro
22 de Setembro - Bairro de S. Tomé