Aldeia da Mata Pequena [Mafra]

14-05-2018

A Aldeia da Mata Pequena, no concelho de Mafra, era uma aldeia esquecida pela civilização, onde ainda habitavam aldeões que mantinham as vivências e tradições de sempre. Preservando a natureza e essência deste local, a recuperação fez renascer na perfeição um espaço que mantém intacto o gosto de outros tempos. 

Este pequeno povoado rural, composto por 13 casas, fica a apenas 30 minutos de Lisboa, mas bem longe do rebuliço da capital. 

Os hóspedes têm como vizinhos alguns residentes permanentes na aldeia e, por isso mesmo, não se trata de uma aldeia museu, mas sim de um local com vida própria, onde se tem a possibilidade de contactar directamente com os usos, costumes e fainas diárias da vida rural.

Todos os dias de manhã, os ingredientes para o pequeno-almoço e o pão quente, cozido no forno a lenha, são colocados à porta de cada casa. São os visitantes que preparam a sua própria refeição.

Os alojamentos dividem-se entre apartamentos T1, T2 e T3, estão equipados com cozinha e decorados num estilo muito típico. Os hóspedes são desafiados a conhecer a zona através de várias propostas organizadas como as burricadas, os caminhadas ou passeios equestres.

Alugue uma bicicleta e parta à descoberta deste local único onde a tradição falou mais alto e provou que o conforto e o bem-estar são mais autênticos nas coisas simples. É um projecto original que merece ser conhecido e vivido.