5 profissões que os pais não compreendem

17-05-2018

Com o boom das novas tecnologias, pode haver profissões que os pais não compreendem quando os filhos se referem às mesmas como sua a carreira. Confira quais. 

Sim, há profissões que os pais não compreendem, ficando perplexos quando os seus filhos os abordam sobre a possibilidade de virem a ter essa carreira profissional no futuro. Mesmo quando os filhos tentam explicar aos pais de que profissão se trata, a verdade é que muitas destas carreiras passam por universos ligados a novas tecnologias, que os mais velhos poderão desconhecer.

Neste contexto, uma investigação do LinkedIn, em parceria com a Censuswide, revelou as profissões que os pais não compreendem, tendo por base inquéritos feitos em 15 países: Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, França, Espanha, Holanda, Irlanda, Suécia, Reino Unido, Itália, Hong Kong, Índia, China e Singapura. Conheça os principais resultados de seguida.

5 PROFISSÕES QUE OS PAIS NÃO COMPREENDEM

1. DESIGNER DE INTERFACES DO USUÁRIO

Este profissional desenvolve computadores, aplicações, máquinas, dispositivos de comunicação móveis, softwares e sites, focando-se na experiência do usuário e na interação.

2. ATUÁRIO

O atuário é um especialista que consegue avaliar e gerir riscos, sendo capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimento e amortização, e também para seguros sociais e privados. Também efetua cálculos de probabilidade de eventos, avalia riscos, fixa valores de indemnizações ou prémios de seguro. Paralelamente, pode trabalhar noutras áreas associadas ao risco.

3. CIENTISTA DE DADOS

Esta é uma nova geração de especialistas analíticos, com competências técnicas para resolver problemas verdadeiramente complexos. Simultaneamente, um cientista de dados explora quais são os problemas que necessitam de ser resolvidos. Os dados utilizados por este profissional podem ser estruturados (como é o caso de bancos de dados transacionais de sistemas ERP ou CRM, por exemplo) ou não estruturados (como e-mails, vídeos, imagens ou até mesmo dados de redes sociais).

4. GESTOR DE REDES SOCIAIS

Na área do emprego em marketing digital, este profissional é o responsável por gerir a estratégia de marketing da empresa nas redes sociais, aumentando o conhecimento da marca e a sua reputação nos mercados.

5. SUBEDITOR

Dentro do universo das profissões que os pais não compreendem, surge o subeditor. Este trabalha como um auxiliar direto do editor, corrigindo e editando artigos, maximizando o seu potencial.

Estas são algumas das profissões que os pais não compreendem, mas que estão a ter muita saída no mercado de trabalho atual. Por isso, os pais deverão estar informados sobre as mesmas, para poderem compreender e aconselhar melhor os seus filhos sobre as respetivas escolhas profissionais. As profissões estão, na verdade, sempre em evolução e, à medida que o mundo tecnológico avança, há muito por descobrir.

Fonte: e-konomista.pt