5 dicas sobre como ensinar o seu filho a estudar sozinho

Deseja que o seu filho estude de forma independente? Saiba o que pode fazer nesse sentido. Temos 5 dicas de como ensinar o seu filho a estudar sozinho.

Todos os pais desejam conseguir que os seus filhos sejam independentes no seu estudo, mas, na verdade, muitas vezes, não sabem como atingir esse objetivo.

Desta forma, deixamos-lhe 5 dicas sobre como ensinar o seu filho a estudar sozinho e a atingir melhores resultados escolares.

1. NÃO FAÇA OS TRABALHOS DE CASA PELO SEU FILHO

Alguns pais têm tendência a fazer alguns trabalhos de casa pelos filhos, quando acham que, no fim do dia, estão demasiadamente cansados para tal, após as aulas na escola e as atividades extracurriculares. Esta é uma atitude errada. Os trabalhos da escola devem ser a prioridade do seu filho, e, se está demasiadamente cansado para os realizar, talvez seja altura de ponderar se não terá demasiadas atividades no final dos tempos letivos.

2. DEIXE QUE SEJA O SEU FILHO A FAZER OS RESUMOS DA MATÉRIA ESCOLAR

Não faça os resumos pelo seu filho. Deverá ser ele a resumir a matéria dada semanalmente, usando as suas próprias palavras, só assim terá a certeza de que os conteúdos foram de facto compreendidos e assimilados. Quando os alunos estudam por resumos feitos pelos pais, isso não garante que vão compreender o que lá está escrito.

3. CRIE, EM CONJUNTO COM O SEU FILHO, UM CALENDÁRIO DE ESTUDO PARA OS TESTES

É muito importante que o seu filho tenha o estudo organizado, mas esse calendário não pode simplesmente ser imposto por si. Deverá ser acordado entre ambos, de modo a dar oportunidade ao seu filho de participar na organização do próprio estudo, criando responsabilidade por algo que foi também aceite por ele.

4. NÃO TENTE CRONOMETRAR O ESTUDO DO SEU FILHO

Se quer saber como ensinar o seu filho a estudar sozinho, tem de ter em consideração de que não deve cronometrar o estudo do mesmo. O seu filho deve respeitar o calendário acordado, é um facto. No entanto, se o seu tempo de concentração é de apenas uma hora e não de duas, como os pais esperavam, e sente necessidade de uma pausa para repor energias, deve aceitar essa pausa sem se aborrecer com ele, desde que seja um intervalo responsável, com regresso marcado ao estudo.

5. NÃO TORNE O SEU FILHO DEPENDENTE DE SI PARA FAZER TAREFAS ESCOLARES OU ESTUDO

É totalmente normal que o seu filho possa querer tirar dúvidas consigo ou mostrar o que aprendeu na escola. No entanto, sempre que houver uma tarefa individual a fazer ou estudo a realizar, deverá fazê-lo sozinho, sem o pai ou a mãe ao lado a controlar. O seu filho deve, pois, habituar-se, desde o primeiro ciclo do ensino básico, a estudar sozinho, de modo a criar a autonomia necessária.

Estas são algumas dicas que podem ser úteis sobre como ensinar o seu filho a estudar sozinho. Verá que, se as seguir, verificará uma mudança no seu filho e estimulará a sua autonomia.