Psicóloga dos miúdos 

A decisão nunca é fácil e as ideias preconcebidas podem dificultar (ainda mais) essa opção. Uma especialista ajuda a desmistificar alguns dos preconceitos que o podem condicionar.

É a fase mais difícil do processo, quer para os pais quer para a criança. Um período de transição e mudança repleto de desafios mas também de obstáculos. No entanto, a especialista Rita Castanheira Alves, psicóloga infanto-juvenil e de aconselhamento parental, autora do projeto Psicóloga dos Miúdos explica como lidar com a situação e os...

Ir para a escola ainda com cinco anos ou esperar pelos seis? Rita Castanheira Alves, psicóloga clínica infanto-juvenil e de aconselhamento parental, dá pistas para tomar a melhor decisão.

Cresci com o meu pai. A avó e o avô ajudaram e fiquei lá quase sempre aos fins-de-semana. A minha mãe, sem que eu percebesse o que era "partir para sempre", partiu de repente... E para sempre. A verdade é que me fez falta desde o momento que partiu. Era ela que nos mostrava o caminho, que iluminava a casa...

Os irmãos não estão sempre de acordo, nem conseguem dar-se sempre bem. Os pais ficam tristes e preocupados, no entanto, a discórdia e o conflito entre irmãos fazem parte do processo de crescimento e individualização de cada um; como tal, é suposto acontecerem.
Em idades precoces e próximas, os irmãos rivalizam com frequência, comparam-se,...

Chegámos da escola, já eram seis da tarde faltavam os banhos e o jantar, mas o Miguel tinha tanta vontade de brincar, que resolvi adiantar o jantar e disse-lhe que podia ir brincar um bocadinho.
A irmã foi com o pai à Natação, o Miguel este ano optou só pelo Taewkondo e nós concordámos. Por isso, à Terça-feira o...

Os pais são pessoas, com alguns pensamentos bonitos mas também com outros, muito feios. Idealizam, sonham, imaginam e não deixam de o fazer só porque são pais. Então, vem o confronto. O confronto com o que idealizaram e o que é agora real, com os pensamentos feios de desilusão que fingem não ter, que querem negar ou, às vezes, já...

A ansiedade é uma emoção necessária, fundamental, que nos permite sobreviver, lidar com a adversidade, estarmos alerta perante o perigo e mobilizarmo-nos para nos defendermos, agirmos, mudarmos.


Sobre a Autora

Rita Castanheira Alves é a Psicóloga dos Miúdos. Dedica-se à Psicologia Infantil e Juvenil e ao Aconselhamento Parental. Para todos os adultos que ajudam os "miúdos" nesse desafio que é crescer! Porque isto de educar e ajudar a crescer é tarefa árdua, de todos os segundos. Eu sei porque os pais dos miúdos já me contaram e têm razão!

E ainda por cima os miúdos não trazem manual de instruções.
Desde 2007 que, com os miúdos, dos mais pequenos aos maiores que eu, e com os pais, dos mais receosos aos que não têm medo de arriscar, construímos truques, histórias, ideias e alívios para ver se a vida é aproveitada pelos miúdos, pelos pais, pelos avós, pelos tios, pelos professores e pelos educadores. Pelo menos, assim tem acontecido, desde 2007, com os miúdos e com os adultos dos miúdos. 

WEBSITE