Pediatria para Todos 

A melhor forma de uma criança adquirir as vitaminas de que necessita é através da alimentação e esse deve ser sempre o princípio geral a seguir. No entanto, há alturas em que isso não é possível e faz falta dar algum tipo de suplemento, pelo que importa conhecê-las.

Uma das maiores preocupações relativamente à alimentação das mães que amamentam sempre foi o cuidado de não ingerir alimentos potencialmente mais alergénicos, com medo de que eles pudessem passar através do leite para o bebé e induzir neste algum tipo de reação.

Felizmente esta é uma prática que já se vê muito pouco, mas há algum tempo atrás acreditava-se que a forma mais segura de cortar as unhas aos bebés era com os dentes, em vez de utilizar uma tesoura, corta-unhas ou lima. Na verdade, essa prática não é aconselhável, pois tem dois grandes inconvenientes:

O afecto é uma necessidade básica para todas as pessoas e particularmente para as crianças. Até aos dois anos as crianças são pouco "verbais", pelo que precisam de contacto físico para se sentirem seguras. Posteriormente continuam a precisar, mas é nos primeiros tempos de vida que essa necessidade é mais notória.


Sobre o Autor

Hugo Rodrigues é Pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo. Durante a sua formação enquanto Pediatra, sempre quis criar um blog que tivesse como objectivo ajudar os pais e mães a aproveitar ao máximo o melhor que pode acontecer na vida de qualquer pessoa: ter um filho! E foi assim que surgiu esta ideia... 

WEBSITE