Bebés

Deixar bebês chorando sem intervir é uma ideia comum desde a década de 1880, quando a medicina encontrava-se em alarde a respeito de germes e transmissão de infecções, e então concluiu que os bebês raramente devem ser tocados.

Deixar o bebé sozinho a chorar não é solução para ninguém. Quem o diz é a revista científica Pediatrics, que, segundo um estudo que desenvolveu, garante que os bebés que receberam mais carinho e atenção dos pais dormiram melhor e por mais tempo.

É pediatra há 50 anos e defende um modelo onde se privilegia a relação dos bebés com os pais. João Gomes-Pedro diz que está na hora de se criar um Ministério da Criança. João Gomes-Pedro criou em conjunto com Berry Brazelton a Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, a funcionar em Portugal desde 2010.

O pediatra T. Berry Brazelton morreu esta quarta-feira aos 99 anos, a dois meses de completar um século de vida. Considerado por muitos o homem que revolucionou a pediatria, escreveu mais de 200 artigos científicos e 30 livros nas áreas da pediatria, desenvolvimento infantil e parentalidade, incluindo o muito conhecido "O grande livro da criança".